terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pós Guerra e Baby Boom

A segunda guerra mundial foi um período bastante conturbado na história e na sociedade em geral. Países como EUA, Inglaterra e França se uniram para guerrear contra as invasões da Alemanha Nazista e sua expansão territorial. Finalmente, em 1945, com o fim dos conflitos, o grupo dos Aliados, principalmente os Estados Unidos, venceu a guerra e, com isso, trouxe um grande prejuízo ao continente Europeu, sendo o maior palco dos conflitos. A guerra contabilizou um gasto total de 413,25 bilhões de libras, fabricou mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Apesar de todos os prejuízos algumas nações viram oportunidades de ganho econômico, ampliando as indústrias de metais pesados, principalmente nas áreas de alumínio, níquel, cromo e aço.
 Depois de estabilizada a situação os países aliados começaram a promover os diálogos sobre a situação política e econômica mundial. Entre os anos de 1943 e 1945, diversas reuniões internacionais foram realizadas com o propósito de selar diferentes acordos diplomáticos.
            A grande quantidade de mortos durante a guerra levou a um processo de explosão populacional chamado de Baby Boom. Em geral, o Baby boom é referido aos filhos da Segunda Guerra Mundial, crianças nascidas entre 1945 e 1964.   Muitos soldados, que participaram da guerra e sobreviveram, voltaram para casa e isso gerou um aumento muito grande nos índices de natalidade.
             Essa geração, por ter sido posterior aos conflitos, tinha como foco principal o lema “faça amor, não faça guerra” um protesto contra a guerra do Vietnã. Com o fim da guerra, além da vitória veio também uma grande quantidade de mortos. Mais de setenta milhões de pessoas, entre eles civis e militares, morreram durante os conflitos.
Bibliografia
Pessoas.hsw.uol.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/baby-boom
História da Segunda Guerra Mundial – Ferro Marc – Editora Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário