terça-feira, 6 de novembro de 2012

Contexto Histórico

As décadas de 60 e 70 foram bastante prósperas para os americanos, visto que o país estava quase recuperado dos desastres econômicos causados pela 2ª guerra mundial mas estavam envolvidos em dois outros problemas políticos:  Guerra Fria e a Guerra do Vietnã.
            O inicio dos anos 60 simbolizaram a realização de projetos culturais e ideológicos. No ramo da ideologia eram observados inúmeros setores sociais com opiniões que se opunham ao governo da época, defendendo ideias de esquerda e direitos civis. Já na parte cultural dos Estados Unidos da época, é possível notar um grande crescimento no cinema e na música, esta em especial, cresceu não apenas por conta de bandas de rock americanas que surgiam, mas também por conta da British invasion, que consistiu na entrada de inúmeras bandas britânicas que viriam a tornar-se muito famosas na América.
            Durante o período da Guerra Fria que se refere aos anos 60, foram realizadas varias descobertas tecnológicas com ênfase no ramo aeroespacial já que, em 1969, o primeiro homem á pisar na lua, Neil Armstrong, era americano.
            Nesta época, a população americana voltava a enriquecer e portanto, a consumir. Devido a isso, estima-se que em 1960 90% dos americanos possuíam televisão (algo inimaginável em anos anteriores). Este surto no mercado consumidor ficou conhecido como “explosão do consumo”.
            Houve também uma revolução comportamental por conta do surgimento do feminismo, os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais,e do impacto que tiveram na sociedade ganhando força por todo o país.
Como parte da chamada contracultura da época não pode ser esquecido o movimento hippie, formado por jovens de classe média que protestavam contra as guerras em que os Estados Unidos estavam envolvidos e sua sociedade.
Durante os anos 70, o dólar, que vinha em constante queda desde os anos 60, continuava caindo (de 1972 para 1973 ele caiu em 10%), porém os investimentos militares não cessavam. O país que até alguns anos antes era invejado pelo resto do mundo vivia uma profunda crise.

Escândalo de Watergate

No ano de 1972, cinco homens invadiram o edifício Watergate, em Washington, sede do Partido Democrata. Sem sucesso na missão de instalar escutas telefônicas, os homens que diziam serem apoiadores do Partido Republicano, foram presos. No ano seguinte, um dos homens revelou que o então presidente, Richard Nixon, sabia do plano e usava seu poder político para abafar o caso.
Foram então exigidas cópias de todos os telefonemas do presidente, que confirmaram seu envolvimento com o caso, por ter sido descoberto, revelado pela mídia e pressionado pela população, Nixon renunciou ao cargo de presidente.
Petróleo
Graças ao desenvolvimento industrial e o aumento do poder aquisitivo da população, o consumo de petróleo nos EUA aumentava constantemente. Em 1970 o consumo era de aproximadamente 3,2 milhões de barris/dia; em 1973, havia aumentado para 6,2 milhões. Sua produção também era muito elevada (9,5 milhões de barris/dia em 1972). No entanto, a participação no mercado internacional havia caído drasticamente nos últimos anos devido à elevação do preço do barril do petróleo árabe. 
Um fator agravante foi a recusa de negociações por parte dos países árabes devido ao suporte americano a Israel. Esta situação ficou ainda pior após o apoio americano a Israel na guerra do Yom Kippur, em que Egito e Síria atacaram sorrateiramente Israel na tentativa de resgatar os territórios perdidos na guerra dos seis dias na década de 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário