terça-feira, 6 de novembro de 2012

Guerra Fria

A Guerra Fria teve seu início após a 2ª Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e a União Soviética disputavam pela hegemonia política, econômica e militar no mundo. Do lado ocidental, estavam os EUA, defendendo o sistema Capitalista (propriedade privada, economia de mercado e democracia). Do lado oriental, estava a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) defendendo o sistema Socialista, no qual existe um único partido, a sociedade é igualitária, economia planificada e não há democracia.

Nesta guerra, no entanto, não houve combate direto entre as duas nações. Esta é a razão pela qual a guerra se chama Guerra Fria. Apesar de ambos os lados possuírem centenas de armas nucleares, nenhuma foi disparada entre eles. Mas ocorreram combates em regiões como Vietnã e Coréia, em duas violentas guerras.

Dois blocos militares opostos foram criados. Um deles foi a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 1949, liderada pelos Estados Unidos e tinha como principais parceiros alguns países da Europa Ocidental. Em oposição à OTAN, foi formado o Pacto de Varsóvia, comandado pela URSS e tinha como membros Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética partiram para uma corrida armamentista e espacial. Como consequência desta corrida armamentista, os dois países mandaram milhares de tropas para países aliados e regiões vizinhas. Desta forma, havia um equilíbrio bélico que garantia que as nações não se atacassem, com medo do contra ataque. Isso podia ser chamado de Paz Armada, já que não havia combate direto entre os exércitos. Foram os Estados Unidos que lideraram a corrida armamentista.

Com relação à corrida espacial, foi a URSS a líder desta vez. Em 1957, a União Soviética lança o foguete Sputnik, com a cadela Laika dentro. Esta foi a primeira vez em que um ser vivo foi para o espaço. No entanto, em 1969, o homem chega à Lua na expedição americana Apollo 11.

Os americanos deram início a uma política de perseguição aos comunistas em seu território local e no mundo. Através da mídia (cinema, jornal, televisão, rádio, quadrinhos etc.), foram divulgadas diversas ideias contra o comunismo. Assim então foi idealizado o American Way of Life. Como resultado, muitos cidadãos americanos foram perseguidos e/ou presos por apresentarem ideias que remetiam ao socialismo. Uma política com esta ideologia foi o Macartismo, criado pelo senador Joseph McCarthy. Um exemplo de perseguição foi Charles Chaplin, que teve de fugir para a Inglaterra por ter ideias próximas do comunismo.

Para fortalecer o combate contra a expansão soviética pelo mundo, os EUA estabeleceram bases militares no Japão, na Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia, Guam, Filipinas, Myanmar e Vietnã.

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi divida em República Federal da Alemanha (capitalista) e República Democrática da Alemanha (socialista). O Muro de Berlim foi construído 1961 com o objetivo de realizar esta divisão do território alemão.
No final dos anos 40, os Estados Unidos deram início ao Plano Marshall, no qual os americanos prestariam auxílio econômico aos países capitalistas destruídos pela 2ª Guerra. Do lado soviético, foi criado o COMECON, plano no qual a URSS prestaria auxílio mútuo entre os países soviéticos. 

No final dos anos 80, os países membros da União Soviética estavam muito atrasados economicamente e uma crise estava ocorrendo no socialismo. Em 1989, houve a queda do Muro de Berlim, unificando o território Alemão.  O capitalismo, então, começou a se difundir entre os países socialistas. No início dos anos 90, ocorreu o fim da União Soviética, acabando com a Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário