terça-feira, 9 de outubro de 2012

Spike Lee

 Shelton Jackson Lee, mais conhecido atualmente como Spike Lee, nasceu em 20 de março de 1957 em Atlanta. Filho de um músico e uma professora mudou-se com sua família para o Brooklyn aos três anos onde adquiriu toda a sua consciência social.
            Depois de se formar, Spike Lee foi para a escola de artes Tisch School, onde se formou em programação de filmagem. Seu projeto de graduação foi um filme chamado "Joe's Bed-Stuy, Barbershop: We Cut Heads", que lhe rendeu prêmios em alguns festivais.  Três anos depois é lançado “The Answer”, um curta de dez minutos em que Spike Lee critica o racismo.
            Sua primeira indicação ao Oscar foi em 1989 com o filme “Do the Right Thing”, em que consegue reproduzir a sua visão do cotidiano das minorias. Lee procura retratar as camadas mais baixas e seus maiores problemas, diferentemente da maioria dos filmes que mostram o povo de maneira estereotipada. Além disso, busca representar a complexidade dos guetos norte-americanos aonde vivem não só os negros, mas os latinos, orientais, mestiços, etc.


            Em 1990, lança "Mo’ Better Blues", em que busca recuperar um grande movimento cultural nos EUA, o jazz. Em 1991, o filme  "Jungle Fever" chega às telas abordando os relacionamentos inter-raciais.
            Em 1992, Spike Lee lança “Malcolm X”, filme que o consagra como um dos maiores diretores afro-americanos.
O filme
O filme Malcolm X faz referência a uma das mais importantes figuras políticas da história dos Estados Unidos. Um homem negro, em meio a uma sociedade onde muitos negros não tinham quase direitos, eram tratados como desiguais. Passava uma mensagem política sobre as relações raciais mudando pra sempre a consciência política daquele país entre a década de 50 e 60.

                                                     Produção de Malcolm X                     
No processo d e filmagem os produtores acharam de extrema importância eleger um negro ao cargo de diretor e, Spike Lee, após ser escolhido, alegou que faria o filme com base em sua visão a respeito de Malcolm X.  Além disso, houve complicações na produção, pois cidadãos brancos se sentiam ofendidos com os discursos que aparecem no filme.
Spike Lee aparece no filme como Shorty, um amigo de Malcolm dos tempos de criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário