terça-feira, 9 de outubro de 2012

Contexto Histórico

Malcolm X é considerado um dos líderes mais influentes do movimento negro na história. Começou a propagar as ideias de Elijah Muhammed após sua saída da prisão em 1952. O contexto da época é facilmente reconhecido como sendo o início dos grandes movimentos negros.
Em 1948 teve início, na África do Sul, o Apartheid. Este foi um regime de segregação racial, o qual dividia a sociedade em classes raciais (“negro”, “branco”, “de cor” e “indiano”), privando a grande maioria da população, que era negra, de seus direitos básicos, como as áreas da saúde e educação em que o branco era tratado com superioridade em relação ao negro.
O regime gerou várias revoltas populares em todo o mundo, que se estenderam da década de 70 à década de 80, em que era reivindicada a volta da democracia e os direitos igualitários para toda a população.
Em 1990 o então presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, iniciou negociações para acabar com o apartheid, resultando nas eleições multirraciais e democráticas de 1994, vencida por Nelson Mandela.
Nos anos 60 surgiu nos Estados Unidos o movimento Black Power. Esta foi a maneira encontrada pelos negros de ressaltarem sua importância cultural, estimulando a criação de instituições educacionais nas comunidades negras no intuito de conscientizar a população de seus direitos civis e sociais. Este movimento foi de extrema importância para as futuras eleições presidenciais da Câmara dos Negros nos EUA.
Assim como Malcolm X, Martin Luther King lutou pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e chegou a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964. King era seguidor das ideias de desobediência civil não violenta advindas de Mahatma Ghandi, um líder político indiano. Analisando a partir do filme, é possível identificar como principal diferença entre Malcolm X e Martin Luther King a questão da ideologia muçulmana e a indianista, respectivamente.
Em 1963 o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy foi morto por disparos enquanto circulava no automóvel presidencial. Há conspirações quanto a este assassinato, que poderia ter sido um plano do vice-presidente Lyndon B. Johnson junto de alguns agentes da CIA, que seriam contra a reeleição de Kennedy.
Malcolm X disse em uma de suas entrevistas a televisão que o assassinato de Kennedy era uma necessidade para dar continuidade aos movimentos negros. Esta sua fala iniciou a degradação de sua imagem acarretando na perseguição que sofreria dos negros da associação de Elijah Muhammed e na sua morte em 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário