terça-feira, 9 de outubro de 2012

Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos


                A história Americana é marcada por diversos movimentos sociais, entre eles o movimento dos direitos civis, sendo sua principal característica a luta dos negros afro-americanos por dignidade e respeito.
                O Movimento a favor dos direitos civis de negros nos Estados Unidos compreendeu um período entre 1954 e 1980 marcado por grandes ativistas a favor do reconhecimento da sociedade negra da época.
                Podemos citar como o marco inicial da luta pelos direitos civis, o movimento de Rosa Parks, uma senhora afro-americana,que quando foi obrigada a ceder seu lugar no ônibus para um branco, se recusou e causou um grande boicote ao sistema de transporte pelos negros e diversas manifestações. O boicote durou 386 dias e acabou quando a legislação que separava as duas etnias foi extinta.
                Este importante movimento acarretou outras manifestações a favor dos negros e em 28 de agosto de 1963 houve a Marcha de Washington, que não apenas exigia direitos civis aos negros, mas também liberdade cultural, social e política. Graças a isso a comunidade negra começou a manifestar diversos traços da cultura africana, como hábitos, danças e maneiras próprias de se autoafirmar.
                Os principais ativistas dos movimentos foram Martin Luther King e Al Hajj Malik Al-Habazz, também  conhecido com Malcolm X.
                Martin Luther King, nascido em 1895, tinha como ideia central a luta pelos direitos civis, apelando para um discurso mais religioso, levando em consideração o valor da liberdade, da justiça social bíblica, sem usar de violência contra as autoridades, enquanto Malcolm X, nascido em 1925, defendia uma política nacionalista a favor da sociedade afro-americana, porém com o uso de armas de fogo.
                Os movimentos civis começaram a enfrentar lutas contra a sociedade branca, que tinha como objetivo reprimi-los. Os jovens, grupo de grande adesão aos movimentos, exteriorizavam seu orgulho pela raça através das roupas, cabelo (movimento Black Power) e músicas.
                Outro movimento de bastante sucesso na época ficou conhecido por Panteras Negras, grupo formado em 1966 para a Autodefesa, que tinha como objetivo original proteger os moradores negros dos guetos contra a brutalidade policial. Entretanto o foco começou a mudar para a violência e acabou sendo fechado no início da década de 80.
                Atualmente vários filmes são feitos abordando o mesmo tema, como “Histórias Cruzadas”. Este filme relata a relação entre as empregadas negras, antigas escravas das fazendas, com suas patroas brancas. O filme aborda o  assunto de um modo mais leve em um grupo mais restrito por fazer parte de uma comunidade rural, diferentemente de Malcolm X, que por sua vez, se passa em um ambiente urbano e traz a violência em sua trama. Além destes foram feitos também “Mississipi em Chamas”, “ Amistad”,” A autobiografia de Miss Jane Pittman”, “ As barreiras do Amor” e até mesmo “ Hairspray”.
                Muitas foram às lutas pela busca pelos direitos civis e a igualdade entre os povos, principalmente entre os brancos e negros afro-americanos.  Lutas que construíram uma sociedade parcialmente igualitária e justa. Ainda há muito que resolver, mas o fato é que graças a esses grandes homens, ativistas e lutadores trouxeram inúmeros benefícios a nossa sociedade, que com certeza apenas avançou desde então.


Nenhum comentário:

Postar um comentário