terça-feira, 28 de agosto de 2012

Charles Chaplin -Tempos Modernos

Nascido em 1889, Charles Spencer Chaplin foi um comediante, ator, diretor e compositor, mais conhecido por seu trabalho com filmes mudos, entre eles, Tempos Modernos, que desenvolve uma critica ao capitalismo e a revolução industrial.  Seus pais, Hannah Chaplin (1865-1928) e Charles Chaplin (1863-1901), trabalhavam como cantores. Charlie aprendeu a cantar com estes que se separaram antes mesmo dele completar 3 anos. O artista ficou aos cuidados de sua mãe, que passou por um problema de saúde, o qual afetou profundamente sua carreira como cantora e também seu emocional.
Com estes problemas, Hannah foi para um asilo e Charles passou a estudar em Archbbishop Temples Boys School, uma escola só para meninos. Após a sua mãe voltar ao asilo, Chaplin foi deixado em uma casa de trabalho em Lambeth e logo após mudou-se para uma escola para pessoas pobres no mesmo local. 
A primeira aparição de Chaplin nos palcos foi aos cinco anos de idade, quando tomou o lugar de sua mãe após a mesma passar mal em uma apresentação em Aldershot. O jovem conseguiu entreter a plateia e foi bastante aplaudido. Aos nove anos de idade, Chaplin demonstrou interesse pelo teatro. Charlie entrou para o grupo de dança The Eight Lancashire Lads e começou sua carreira profissional enquanto o grupo estava em tour na América entre 1889 e 1902.
Aos 13 anos, Chaplin abandonou totalmente os estudos e se sustentava com diversos pequenos trabalhos. Aos 14 anos já se apresentava em seu primeiro papel no teatro. Sua carreira só crescia, e a partir daí começou a produzir e estrelar diversos filmes.
Como um dos artistas mais completos da época, Charles, além de estrelar, produziu, dirigiu e compôs trilhas sonoras para seus filmes. Tempos Modernos, como já dissemos, foi um dos seus filmes de maior sucesso. O filme faz diversas críticas a sociedade pós revolução industrial, à relação entre donos de industrias e seus funcionários. Seus filmes trouxeram grandes consequências para sua vida, foi acusado de comunista, renderam pouco dinheiro e foram proibidos na Itália e Alemanha. Charles chegou a ser expulso dos EUA. Apesar disso, fizeram grande sucesso na Inglaterra, França e na União Soviética o que o tornou um dos mais importantes artistas do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário