terça-feira, 9 de outubro de 2012

Malcolm X

Spike Lee

 Shelton Jackson Lee, mais conhecido atualmente como Spike Lee, nasceu em 20 de março de 1957 em Atlanta. Filho de um músico e uma professora mudou-se com sua família para o Brooklyn aos três anos onde adquiriu toda a sua consciência social.
            Depois de se formar, Spike Lee foi para a escola de artes Tisch School, onde se formou em programação de filmagem. Seu projeto de graduação foi um filme chamado "Joe's Bed-Stuy, Barbershop: We Cut Heads", que lhe rendeu prêmios em alguns festivais.  Três anos depois é lançado “The Answer”, um curta de dez minutos em que Spike Lee critica o racismo.
            Sua primeira indicação ao Oscar foi em 1989 com o filme “Do the Right Thing”, em que consegue reproduzir a sua visão do cotidiano das minorias. Lee procura retratar as camadas mais baixas e seus maiores problemas, diferentemente da maioria dos filmes que mostram o povo de maneira estereotipada. Além disso, busca representar a complexidade dos guetos norte-americanos aonde vivem não só os negros, mas os latinos, orientais, mestiços, etc.


            Em 1990, lança "Mo’ Better Blues", em que busca recuperar um grande movimento cultural nos EUA, o jazz. Em 1991, o filme  "Jungle Fever" chega às telas abordando os relacionamentos inter-raciais.
            Em 1992, Spike Lee lança “Malcolm X”, filme que o consagra como um dos maiores diretores afro-americanos.
O filme
O filme Malcolm X faz referência a uma das mais importantes figuras políticas da história dos Estados Unidos. Um homem negro, em meio a uma sociedade onde muitos negros não tinham quase direitos, eram tratados como desiguais. Passava uma mensagem política sobre as relações raciais mudando pra sempre a consciência política daquele país entre a década de 50 e 60.

                                                     Produção de Malcolm X                     
No processo d e filmagem os produtores acharam de extrema importância eleger um negro ao cargo de diretor e, Spike Lee, após ser escolhido, alegou que faria o filme com base em sua visão a respeito de Malcolm X.  Além disso, houve complicações na produção, pois cidadãos brancos se sentiam ofendidos com os discursos que aparecem no filme.
Spike Lee aparece no filme como Shorty, um amigo de Malcolm dos tempos de criminalidade.

Contexto Histórico

Malcolm X é considerado um dos líderes mais influentes do movimento negro na história. Começou a propagar as ideias de Elijah Muhammed após sua saída da prisão em 1952. O contexto da época é facilmente reconhecido como sendo o início dos grandes movimentos negros.
Em 1948 teve início, na África do Sul, o Apartheid. Este foi um regime de segregação racial, o qual dividia a sociedade em classes raciais (“negro”, “branco”, “de cor” e “indiano”), privando a grande maioria da população, que era negra, de seus direitos básicos, como as áreas da saúde e educação em que o branco era tratado com superioridade em relação ao negro.
O regime gerou várias revoltas populares em todo o mundo, que se estenderam da década de 70 à década de 80, em que era reivindicada a volta da democracia e os direitos igualitários para toda a população.
Em 1990 o então presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, iniciou negociações para acabar com o apartheid, resultando nas eleições multirraciais e democráticas de 1994, vencida por Nelson Mandela.
Nos anos 60 surgiu nos Estados Unidos o movimento Black Power. Esta foi a maneira encontrada pelos negros de ressaltarem sua importância cultural, estimulando a criação de instituições educacionais nas comunidades negras no intuito de conscientizar a população de seus direitos civis e sociais. Este movimento foi de extrema importância para as futuras eleições presidenciais da Câmara dos Negros nos EUA.
Assim como Malcolm X, Martin Luther King lutou pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e chegou a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964. King era seguidor das ideias de desobediência civil não violenta advindas de Mahatma Ghandi, um líder político indiano. Analisando a partir do filme, é possível identificar como principal diferença entre Malcolm X e Martin Luther King a questão da ideologia muçulmana e a indianista, respectivamente.
Em 1963 o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy foi morto por disparos enquanto circulava no automóvel presidencial. Há conspirações quanto a este assassinato, que poderia ter sido um plano do vice-presidente Lyndon B. Johnson junto de alguns agentes da CIA, que seriam contra a reeleição de Kennedy.
Malcolm X disse em uma de suas entrevistas a televisão que o assassinato de Kennedy era uma necessidade para dar continuidade aos movimentos negros. Esta sua fala iniciou a degradação de sua imagem acarretando na perseguição que sofreria dos negros da associação de Elijah Muhammed e na sua morte em 1965.

Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos


                A história Americana é marcada por diversos movimentos sociais, entre eles o movimento dos direitos civis, sendo sua principal característica a luta dos negros afro-americanos por dignidade e respeito.
                O Movimento a favor dos direitos civis de negros nos Estados Unidos compreendeu um período entre 1954 e 1980 marcado por grandes ativistas a favor do reconhecimento da sociedade negra da época.
                Podemos citar como o marco inicial da luta pelos direitos civis, o movimento de Rosa Parks, uma senhora afro-americana,que quando foi obrigada a ceder seu lugar no ônibus para um branco, se recusou e causou um grande boicote ao sistema de transporte pelos negros e diversas manifestações. O boicote durou 386 dias e acabou quando a legislação que separava as duas etnias foi extinta.
                Este importante movimento acarretou outras manifestações a favor dos negros e em 28 de agosto de 1963 houve a Marcha de Washington, que não apenas exigia direitos civis aos negros, mas também liberdade cultural, social e política. Graças a isso a comunidade negra começou a manifestar diversos traços da cultura africana, como hábitos, danças e maneiras próprias de se autoafirmar.
                Os principais ativistas dos movimentos foram Martin Luther King e Al Hajj Malik Al-Habazz, também  conhecido com Malcolm X.
                Martin Luther King, nascido em 1895, tinha como ideia central a luta pelos direitos civis, apelando para um discurso mais religioso, levando em consideração o valor da liberdade, da justiça social bíblica, sem usar de violência contra as autoridades, enquanto Malcolm X, nascido em 1925, defendia uma política nacionalista a favor da sociedade afro-americana, porém com o uso de armas de fogo.
                Os movimentos civis começaram a enfrentar lutas contra a sociedade branca, que tinha como objetivo reprimi-los. Os jovens, grupo de grande adesão aos movimentos, exteriorizavam seu orgulho pela raça através das roupas, cabelo (movimento Black Power) e músicas.
                Outro movimento de bastante sucesso na época ficou conhecido por Panteras Negras, grupo formado em 1966 para a Autodefesa, que tinha como objetivo original proteger os moradores negros dos guetos contra a brutalidade policial. Entretanto o foco começou a mudar para a violência e acabou sendo fechado no início da década de 80.
                Atualmente vários filmes são feitos abordando o mesmo tema, como “Histórias Cruzadas”. Este filme relata a relação entre as empregadas negras, antigas escravas das fazendas, com suas patroas brancas. O filme aborda o  assunto de um modo mais leve em um grupo mais restrito por fazer parte de uma comunidade rural, diferentemente de Malcolm X, que por sua vez, se passa em um ambiente urbano e traz a violência em sua trama. Além destes foram feitos também “Mississipi em Chamas”, “ Amistad”,” A autobiografia de Miss Jane Pittman”, “ As barreiras do Amor” e até mesmo “ Hairspray”.
                Muitas foram às lutas pela busca pelos direitos civis e a igualdade entre os povos, principalmente entre os brancos e negros afro-americanos.  Lutas que construíram uma sociedade parcialmente igualitária e justa. Ainda há muito que resolver, mas o fato é que graças a esses grandes homens, ativistas e lutadores trouxeram inúmeros benefícios a nossa sociedade, que com certeza apenas avançou desde então.


Direitos civis do negro no Brasil, questão do apartheid na África do Sul e Libéria

                Embora a abolição da escravatura tenha ocorrido no Brasil em 1888, durante o Brasil-Império os negros continuaram sem direitos políticos e civis, visto que estes eram exclusivos para aqueles que possuíam posse e boa renda.
            Nesta época, mendicância e vadiagem eram considerados crimes, de acordo com a lei de “repressão à ociosidade” e os que a infringissem (em sua maioria negros ex escravos) seriam levados a colônias agrícolas para cumprirem pena de até três anos, resolvendo assim, a ausência do trabalho escravo nas lavouras de cana.
            Ao longo do tempo, negros tiveram que se adaptar á pequenos trabalhos artesanais, ambulantes, em construções civis ou em fábricas, este último particularmente, era o menos procurado visto que a prioridade era a contratação de brancos, portanto os negros sofriam com o preconceito.
            Embora no Brasil não houvesse a segregação de locais públicos como aconteceu nos Estados Unidos até os anos 60, os negros brasileiros enfrentaram muitas formas de discriminação mais sutis. Porém assim como na América do Norte, eram vítimas de insulto moral, no qual o preconceito está embutido em atitudes racistas e não necessariamente, na forma material, sendo assim, oculto. Os negros só adquiriram seus direitos civis durante a primeira gestão de Getúlio Vargas (1930-1934).
            No centenário da abolição da escravatura, em 1988, foi promulgada a nova constituição brasileira, em que finalmente, todos passaram a ser considerados iguais perante a lei. O racismo foi constituído como crime inafiançável e sujeito á pena de reclusão.
Artigo 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
Com isto no Brasil nesta época, teve então suas ações afirmativas e reconhecimento da importância do negro na construção de nosso país. Esse modelo em seguida seria buscado nos Estados Unidos e na África do Sul com Nelson Mandela.
             Em 1913, foi iniciado o apartheid na África do Sul. Todos os negros, com exceção dos moradores da província do Cabo foram impedidos de comprarem terras fora das "reservas indígenas". Ainda naquele ano, a Lei de Terras Nativas dividiu a posse da terra na África do Sul por grupos raciais e em 1918 fora criada uma lei  para obrigar os negros a viverem em locais específicos.
            Mandela foi um dos principais líderes contra o apartheid na África do Sul, sendo eleito em 1994 e seu governo sendo considerado um marco divisório na história do país.
Mandela foi o primeiro governante negro e instalou a democracia plena que existe atualmente na África do Sul. Sua maior realização durante seu governo fora a criação da Comissão da Verdade e Reconciliação, encarregada de apurar os fatos ocorridos durante o apartheid  e a assegurar á minoria branca um futuro no país.

        Libéria

A Libéria se formou no séc. XIX  resultado da ação da organização criada por Robert Finley  nos EUA em 1816, com o  objetivo era levar para a África negros livres ou negros que tinham sido libertos da escravatura. De acordo com uma opinião prevalecente em alguns setores da população dos Estados Unidos da época, inclusive por movimentos negros. Em 1821, a Sociedade Americana de Colonização conseguiu adquirir uma parcela de terra perto da área do Cabo Mesurado, onde se fixariam os primeiros colonos negros oriundos dos Estados Unidos.
Em 1824 a colónia recebeu o nome de Libéria.
A 26 de julho de 1847a Libéria declarou a sua independência, tornando-se o primeiro país da África a proclamar independência. O país dotou-se de uma constituição decalcada da constituição americana, adotando símbolos nacionais que refletem a origem e experiência dos fundadores do país nos Estados Unidos. O primeiro Presidente do país foi
Joseph Jenkins Roberts, um negro natural do estado da Virginia. O partido True Whig dominou a vida política desde o nascimento do país até 1980.