terça-feira, 28 de agosto de 2012

Charles Chaplin -Tempos Modernos

Nascido em 1889, Charles Spencer Chaplin foi um comediante, ator, diretor e compositor, mais conhecido por seu trabalho com filmes mudos, entre eles, Tempos Modernos, que desenvolve uma critica ao capitalismo e a revolução industrial.  Seus pais, Hannah Chaplin (1865-1928) e Charles Chaplin (1863-1901), trabalhavam como cantores. Charlie aprendeu a cantar com estes que se separaram antes mesmo dele completar 3 anos. O artista ficou aos cuidados de sua mãe, que passou por um problema de saúde, o qual afetou profundamente sua carreira como cantora e também seu emocional.
Com estes problemas, Hannah foi para um asilo e Charles passou a estudar em Archbbishop Temples Boys School, uma escola só para meninos. Após a sua mãe voltar ao asilo, Chaplin foi deixado em uma casa de trabalho em Lambeth e logo após mudou-se para uma escola para pessoas pobres no mesmo local. 
A primeira aparição de Chaplin nos palcos foi aos cinco anos de idade, quando tomou o lugar de sua mãe após a mesma passar mal em uma apresentação em Aldershot. O jovem conseguiu entreter a plateia e foi bastante aplaudido. Aos nove anos de idade, Chaplin demonstrou interesse pelo teatro. Charlie entrou para o grupo de dança The Eight Lancashire Lads e começou sua carreira profissional enquanto o grupo estava em tour na América entre 1889 e 1902.
Aos 13 anos, Chaplin abandonou totalmente os estudos e se sustentava com diversos pequenos trabalhos. Aos 14 anos já se apresentava em seu primeiro papel no teatro. Sua carreira só crescia, e a partir daí começou a produzir e estrelar diversos filmes.
Como um dos artistas mais completos da época, Charles, além de estrelar, produziu, dirigiu e compôs trilhas sonoras para seus filmes. Tempos Modernos, como já dissemos, foi um dos seus filmes de maior sucesso. O filme faz diversas críticas a sociedade pós revolução industrial, à relação entre donos de industrias e seus funcionários. Seus filmes trouxeram grandes consequências para sua vida, foi acusado de comunista, renderam pouco dinheiro e foram proibidos na Itália e Alemanha. Charles chegou a ser expulso dos EUA. Apesar disso, fizeram grande sucesso na Inglaterra, França e na União Soviética o que o tornou um dos mais importantes artistas do século XX.

Contexto Social

                O filme se passa nos anos 1930, logo após a crise de Wall Street em 1929 que gerou desemprego, fome, miséria e manifestações trabalhistas por todo os Estados Unidos. E neste filme Chaplin critica tudo isso de forma irônica, motivo pelo qual foi considerado comunista e proibido nos EUA, na Alemanha nazista e em muitos outros países, fazendo sucesso na União Soviética e no Brasil.
            No início do filme é mostrado o personagem Chaplin vivendo em condições de pobreza e trabalhando na linha de produção de uma fábrica, na qual o chefe (que era uma sátira a Henry Ford) pede o tempo todo para aumentar o ritmo da produção, o que acaba afetando o psicofísico do trabalhador, sendo assim uma dura crítica as condições precárias de trabalho impostas aos operários de grandes fábricas após a 2ª revolução industrial.
            Após a saída de Chaplin do hospício, é mostrada a fábrica fechada por conta da crise econômica e uma de suas maiores críticas, o que gerou a censura do filme: o personagem é mostrado liderando um grupo de trabalhadores desempregados pedindo reformas nas condições trabalhistas, o que foi interpretado como uma apologia ao comunismo.
            Chaplin então conhece uma menina que ficara órfã, pois perdera o pai em uma manifestação trabalhista. Esta menina, assim como o personagem principal, enfrenta fome e desemprego, tendo várias vezes que roubar para comer, representando assim, o aumento da criminalidade na época. A personagem é mostrada ao longo do filme sendo perseguida pela polícia por conta de “vadiagem”.  Ela e Chaplin então, começam a viver juntos e a sonhar com uma vida melhor.
            O fato de eles morarem juntos afeta as questões morais da época, pois era uma menina menor de idade vivendo com um desconhecido em uma casa abandonada. Fazendo dessa relação, totalmente oposta aos valores impostos na época.
           

Contexto mundial - Tempos Modernos

            Ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos estavam com um grande poder econômico e viviam de um modo  conhecido como “American way of life”. Com esse grande boom, as ações que estavam em alta foram compradas por muitos americanos iludidos pela perspectiva de enriquecimento fácil.
 No entanto, o capitalismo começou a entrar em uma crise causada pela superprodução agrícola e industrial, seguida pela diminuição do consumo no mercado, acarretando a quebra da bolsa de Nova York em 1929.
A bolsa de Nova York alavancava o capitalismo no mundo todo. Sua quebra provocou uma crise generalizada pelo globo, fazendo com que as bolsas de valores de Londres, Berlin e Tóquio também caíssem. Somado a isso, muitos americanos perderam todos os seus bens e riquezas da noite para o dia.  Além de tudo, todos os países que exportavam para os Estados Unidos entraram em crise, já que não conseguiam mais vender os produtos. Até a Ásia entrou neste processo devido à queda em suas exportações.
            No Brasil a situação não foi diferente. O maior comprador do café brasileiro eram os Estados Unidos. Tendo em vista a superprodução brasileira, o governo resolveu queimar as toneladas de excedente, para não gerar desvalorização do produto, fazendo com que o preço fosse mantido. No entanto, a crise de 29 afetou o Brasil de outras maneiras. Com a crise do café, houve a possibilidade dos agricultores investirem seu capital na manufatura, que acelerou muito a industrialização brasileira.
Essa crise recebeu o nome de Grande Depressão de 1929. Seus efeitos só desapareceram no inicio da Segunda Guerra Mundial. A crise foi o mais longo período de recessão econômica do século, causando altas taxas de desemprego, queda no PIB de diversos países, na produção industrial e nas ações. Assim, o comércio internacional caiu drasticamente.
Outra consequência mundial da crise capitalista foi a ascensão, principalmente na Europa, de regimes autoritários como o comunismo, o fascismo e o nazismo. Um exemplo foi a URSS que não foi afetada pela crise. No Brasil, Getúlio Vargas representa a corrente totalitária.
O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, faz uma referência às consequências da crise nos Estados Unidos, como o desemprego, a popularização de regimes como o comunismo, os problemas econômicos e o modo de produção em massa, característico do capitalismo, ocorrida na transição da década de 20 para a década de 30.


Bibliografia - Charles Chaplin