terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ditadura militar Chile, Argentina e Paraguai

            Na segunda metade do século XX o contexto mundial era o da Guerra Fria. Muitos países da América Latina, por influência de direita norte americana, resultaram em governos ditatoriais, em sua maioria, militares. Os militares foram responsáveis por golpes de Estado, por exemplo, no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Chile.

Chile
            O Chile passava por um período de ascensão de frentes de esquerda,sendo eleito em 1970 para a presidência, Salvador Allende. Foi então que, em Setembro de 1973 militares deram um golpe de Estado que resultou no assassinato de Allende.
Esse golpe foi liderado pelo general Augusto Pinochet. Começou então um governo autoritário focado em caçar os opositores, os esquerdistas nacionalistas e satisfazer todos os interesses dos Estados Unidos.
Durante 16 anos, o Chile viveu sob censura, tortura, sequestros e assassinatos, até que, em 1986, após movimentações populares contra a constituição de Pinochet,foi realizado um plebiscito, que proibiu a permanência do ditador no poder. Assim, dois anos depois foi realizado uma eleição.

Argentina
            A Argentina passou por situação semelhante a do Brasil e do Chile. A Ditadura  Argentina teve início com um golpe militar no ano de 1966. O presidente Arturo Illia, foi deposto no dia 28 de junho daquele ano e a partir de então se sucedeu uma série de governos de militares até 1973.
            Os promovedores militares determinavam a ditadura como Revolução Argentina. Logo após a tomada de poder, entrou em vigor no país o Estatuto da Revolução Argentina que legalizou as atividades dos militares. Seu objetivo era de permanecer no poder por tempo indeterminado, enquanto fosse necessário para resolver todos os problemas argentinos. A nova ‘constituição’ proibia a atividade dos partidos políticos e cancelava quase todos os direitos civis, sociais e políticos.
            O período da Ditadura Militar na Argentina foi cruel e sangrento, a estimativa é de que aproximadamente 30 mil argentinos foram sequestrados pelos militares. Estima-se que 2,5 milhões de opositores conseguiram se salvar e fugir do país.
            As crescentes manifestações populares causaram as eleições para novo presidente na Argentina em 1973. A população queria Perón no governo do país, mas o candidato do povo foi barrado pelo então presidente militar que alterou as leis eleitorais da constituição de forma que barrasse sua candidatura. Impossibilitado de ser eleito, Perón e o povo passaram a defender a candidatura de Hector José Cámpora, que venceu as eleições.

Paraguai
            O Paraguai estava passando por vários golpes políticos quando em 1954 ocorreu a posse do general Stroessner e com ajuda do partido Colorado, instalou-se uma ditadura repressora no país.
Stroessner garantiu seu regime exilando os líderes democráticos e controlando diretamente as forças armadas. Aos apelos da Igreja em favor dos presos políticos, reagiu expulsando do país vários sacerdotes. No campo econômico, o Paraguai foi marcado por contrabando e pela inauguração da usina hidrelétrica de Itaipu. 
A queda do ditador ocorreu quando foi deposto pelo general Rodríguez em Fevereiro de 1989 e em Maio foi eleito presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário